GUIdance
Westway LAB
Festivais Gil Vicente
Festas da Cidade e Gualterianas
GUIdance
Westway LAB
Festivais Gil Vicente
Festas da Cidade e Gualterianas
GUIdance
Westway LAB
Festivais Gil Vicente
Festas da Cidade e Gualterianas
menu logo
menu logo
menu logo
menu logo
menu logo
menu logo
menu logo
Image
menu logo
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image

Espaço incontornável da nova criação de artes performativas em Portugal, esta antiga escola, transformada em 2012 num espaço de residências artísticas, tem sido ponto de passagem obrigatório de alguns dos principais criadores nacionais da dança contemporânea e do teatro, mas também da música. Cerca de 20 residências anuais deram origem a outros tantos espetáculos, fruto da aposta d’A Oficina na coprodução de novas criações.

O Centro de Criação de Candoso (CCC) é um espaço aberto a criadores, artistas e comunidade, para desenvolvimento de projetos originais, seguindo as linhas mestras da orientação programática d’ A Oficina, onde se inclui também o acolhimento de iniciativas de cariz cultural da população local.

Inaugurado em 2012, no âmbito da Capital Europeia da Cultura, o Centro de Criação de Candoso veio responder, de forma cabal, à necessidade de encontrar estruturas de apoio à criação artística, no que diz respeito a espaços de ensaios e de residência efetiva. Através deste espaço, é possível agora oferecer aos artistas condições logísticas suficientes para que encontrem em Guimarães uma cidade preparada para ser parte do seu processo de criação e não apenas como espaço de apresentação.

O Centro de Criação de Candoso está equipado com vários quartos e camaratas, uma cozinha e diferentes salas de trabalho, havendo salas especialmente vocacionadas para a dança, um estúdio e uma black box. A criação do CCC tem por base uma ideia de interdisciplinaridade, num desejo maior de uma casa com um fim laboratorial, aberta à experiência num contexto descentralizado, incluindo o mais possível a comunidade circundante na atividade performativa. No entanto, como todos os centros de criação ou de conhecimento, o CCC compõe-se na sua atividade de momentos mais reclusivos e outros mais abertos. Reclusivos, para defender o desenrolar do processo criativo, e abertos para interligar artistas e aproximar a população dessa vivência que permite abrir novos mundos ao seu mundo já existente.

Atualmente, o Centro de Criação de Candoso é, cada vez mais, um grande laboratório por onde passam algumas das mais importantes criações contemporâneas. Um equipamento que tem sido igualmente nuclear para dar resposta às necessidades da comunidade artística da cidade e região.

O CCC tem feito um percurso de estruturação, consolidação e essencialidade, enquanto equipamento fundamental no mapa da criação em Portugal. Hoje em dia, podemos sem dúvida afirmar que o Centro de Criação de Candoso tem contribuído para difundir a marca Guimarães pelos mais diversos territórios, nacionais e internacionais. Uma parte das novas criações artísticas produzidas em Portugal tem a marca indelével deste local, que acolhe desde os mais consagrados aos mais emergentes criadores.

Regulamento de Funcionamento

IN MEMORIAM - Alberto Sampaio
Image

A casa que acolhe a Loja Oficina já foi de Alberto Sampaio, um dos homens fundamentais do século XIX em Guimarães.

Simbolicamente, no dia do seu aniversário inaugura-se um novo núcleo expositivo permanente na loja sobre a sua figura, que é também o mote para um percurso pela cidade oitocentista em busca dos lugares que marcam as suas memórias.

Inauguração
Sexta 15 novembro, 18h00

Horário
terça a sábado
10h00-13h00
14h00-19h00
_
Entrada livre

Todas as idades