Rede Oficina
Gange de Guimarães
Coproduções
Residências Artisticas
Bolsas de Criação
Plano de Criação Territorial
Documentação
Redes e Parcerias
Área nuclear e integrante da estratégia de consolidação de Guimarães enquanto território de criação, as residências artísticas têm sido fundamentais no aproximar da cidade aos grandes criativos do país e do mundo. Para a consecução desta ambição, o CCC, desde 2012, tem-se revelado equipamento primordial enquanto espaço de especulação criativa e ponte de ligação com os artistas. Parte da história da arte contemporânea em Portugal tem tido um forte contributo de Guimarães, quer ao nível do investimento no processo criativo (coproduções) quer ao nível da disponibilização de recursos (CCC), gerando a perceção de novas centralidades para as artes no país e atraindo cada vez mais a procura de uma faixa etária jovem e criativa, que assim induz no território um novo conhecimento e um contributo identitário forte.
O CCC tem alimentado o crescimento de vários festivais, permitindo realizar uma série de ações com a população e mesmo fora deles organizar momentos de relação com os artistas em residência, contribuindo para a coesão social e o empoderamento das pessoas neles envolvidas. As residências artísticas continuarão ligadas às coproduções mas também à possibilidade de outro tipo de colaborações, seja o apoio direto a projetos sem apresentação ou através da cooperação com entidades que nas suas ações prevejam o incentivo à criação no domínio das artes e se revelem interventivas nesse desígnio no seu território.
O Centro de Criação de Candoso constitui-se assim enquanto unidade programada com atividade regular permanente, acolhendo em residência cerca de 25 projetos por ano, na sua grande maioria por artistas portugueses mas já com procura internacional, presença que começa gradualmente a fazer-se notar como fator valorativo para o intercâmbio entre artistas nacionais e internacionais.
COPRODUÇÕES 2019
Joana Von Mayer Trindade e Hugo Calhim Cristóvão
Dos Suicidados – O Vício de Humilhar a Imortalidade
Maurícia | Neves
anesthetize
Victor Hugo Pontes
Drama
Mão Morta + Inês Jacques
No Fim Era o Frio
Útero
Fraternidade II
Bolsa 5 Sentidos
Jonas & Lander
Lento e Largo
Cláudia Dias
Quarta-feira: O Tempo é das Cerejas
João Sousa Cardoso
Sequências Narrativas Completas
Pedro Gil
D. Juan Esfaqueado na Avenida da Liberdade
Miguel Castro Caldas
Enseada (Estreia)
Bolsa Amélia Rey Colaço
Eduardo Molina, João Pedro Leal e Marco Mendonça
Parlamento Elefante
Bolsa 5 Sentidos
Erva Daninha
Vão
Rita Canário, Eduardo Brito e Marta Freitas
Autocarro para Sonhos
A casa que acolhe a Loja Oficina já foi de Alberto Sampaio, um dos homens fundamentais do século XIX em Guimarães.
Simbolicamente, no dia do seu aniversário inaugura-se um novo núcleo expositivo permanente na loja sobre a sua figura, que é também o mote para um percurso pela cidade oitocentista em busca dos lugares que marcam as suas memórias.
Inauguração
Sexta 15 novembro, 18h00
Horário
terça a sábado
10h00-13h00
14h00-19h00
_
Entrada livre
Todas as idades