Back
Maio
Event
O número 12 da Rua de Donães, em Guimarães, albergou até outubro de 2018 a arte de trabalhar o ferro. Gaspar Carreira (n. 1944), último ferreiro desta oficina fundada pelo seu avô, recorda a produção de todo o tipo de peças em ferro, trabalho suficiente para os sete ferreiros a contrato, para seu avô, seu pai e tios.
Desta oficina familiar é proveniente o portão da porta do claustro da colegiada de Nª Srª da Oliveira, executado pelo fundador Gaspar Pinto Carreira (1887-1965). Do seu sucessor, o filho Álvaro Pinto Carreira, é o gradeamento de conjunto que cerca o Cruzeiro Manuelino que se situa no exterior da nave lateral da Igreja de Nª Srª da Oliveira.
Até ao seu encerramento, o Senhor Gaspar (como é conhecido), foi o seu último ferreiro, dedicando-se essencialmente à manufatura de esculturas em ferro de personalidades ligadas à História de Guimarães e Portugal e de pequenos artefactos decorativos, fruto da parca procura de grades e outras aplicações para arquitetura.
Artigo da revista Veduta 3 - "O gradeamento em ferro na arquitectura do Centro Histórico de Guimarães"
Nº de inventário: AOF.FER.0001
Designação: Fole
Descrição: Ferramenta usada pelos ferreiros paraatear o fogo na forja do ferro. A sua forma assemelha-se à de uma pera e é composto por pele, em fole, entre duas peças de madeira com cabo e termina com biqueira de ferro. As duas partes de madeira sofrem aproximação mecânica, expulsando o ar através da biqueira, controlando a intensidade do fogo.
Autor: Desconhecido
Classificação: Artes e Ofícios | Fabrico de objetos em ferro
Cronologia: Finais do século XIX
Incorporação: Doação
Proveniência: Oficina de Gaspar Carreira
Materiais: Madeira, pele, ferro
Dimensões (cm): 36x77x219