Voltar
QUARTA 27 NOVEMBRO, 21H30
O Fauno
Maiores de 12
Evento
João Ventura propõe-se a revisitar os materiais do passado, as propostas dramatúrgicas que desenhou ao longo de dez anos, e olhar para elas com os olhos do presente, inserindo “O Fauno” como um novo elemento nesta “dramaturgia do real”. “O Fauno” é um documentário performativo que conta a história da vida de um homem nascido em 1984, até aos dias de hoje.
(…) A vida é fictícia, as palavras perderam a realidade. E, no entanto, esta vida fictícia é a única que podemos suportar. Estamos aqui como peixes num aquário. E sentindo que há outra vida ao nosso lado, vamos até à cova sem dar por ela (…).
Raul Brandão, Húmus
A figura do “Fauno“, introduzida no universo do real de forma a explorar a relação entre a realidade documentada e a ficção surge de uma homenagem ao “Gabiru”, personagem de Raul Brandão. Se, até ao momento, as minhas criações tinham uma separação clara entre o universo do real e do ficcional, pretendo agora investigar as possibilidades de cruzamento destes dois universos. A criação de um dispositivo que permita refletir sobre como a “memória, do ponto de vista do sujeito”, o registo do vivido, compreende uma complexa relação entre o presente e passado, a experiência e a memória, o viver e o contar.
Ao ensaiar novas possibilidades de composição cénicas e dramatúrgicas, encaro tanto a autobiografia quanto a performance, como meios para explorar e desenvolver capacidades criativas ao nível da escrita do “eu”, da representação do sujeito. No jogo entre a memória e efabulação, os documentos-arquivo traduzem significações que remetem para “outro” contexto, para uma realidade alternativa, reforçando as oportunidades associativas, o gesto autoral e o caráter inventivo das narrativas autobiográficas.
Proponho revisitar os materiais do passado, as propostas dramatúrgicas que desenhei ao longo de dez anos, e olhar para elas com os olhos do presente, inserindo o “Fauno” como um novo elemento nesta “dramaturgia do real”. “O Fauno”- um documentário performativo, que conta a história da vida de um homem nascido em 1984, até aos dias de hoje.
Entrada gratuita, até ao limite da lotação disponível
Criação e Interpretação I João Ventura
Apoio Criação e Interpretação I Anja Calas
Apoio Vídeo I Pedro Berbereia
_
Duração 60 min.
Residência artística inserida no programa ‘Criação Crítica’: 21 - 27 novembro
Acompanhamento dramatúrgico Mickaël de Oliveira